Em nome de Allah, o
Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Allah,
O generoso, o Benevolente. Louvado seja Allah, o Agraciante, o Beneficente. Foi
Generoso para com Suas criaturas com dádivas aparentes e ocultas, orientando-os
para a prática do bem e o afastamento do ilícito. Uma das súplicas do
Rassulullah (S) era o amr aos pobres e necessitados como meio para a satisfação
de Allah, a obtenção do Paraíso e a salvação do Fogo do Inferno.
Caros irmãos, amados do Rassulullah (S):
O Ramadan é o mês da generosidade e da caridade. Certamente, a caridade
apaga a cólera de Allah, glorificado e exaltado seja, e o Islam é a religião da
união. Por isso, Allah ordenou os crentes a gastarem pela Sua causa. É certo que
Allah não precisa das nossas caridades nem dos nossos bens, porque Ele é Quem
nos concedeu os bens. Mas constitui em uma prova para nós, uma elevação da nossa
posição e para que a sociedade se una e o rico sinta o que o pobre sente, com
todos vivendo felizes. O Islam veio para eliminar a pobreza. O Profeta (S)
disse: “A pobreza chega a ser incredulidade.” Por isso, Allah, Ta’ála, e o
Rassulullah (S) incentivaram a prática da caridade em todas as suas
formas.
Allah Ta’ála, diz: “Allah cobrará dos crentes o sacrifício de seus bens e suas
pessoas, em troca do Paraíso.”
(9:111).
A alma humana tende para o amor ao dinheiro. Allah,
Ta’ála, disse: “E cobiçais insaciavelmente os bens terrenos!” (89:20). O
Profeta (S) disse no hadice narrado por Ibn Abbás (R): “Se o filho de Adão
tivesse um vale de ouro, teria desejado ter dois vales; porém (na sua morte),
nada além de terra lhe encherá a boca. Ainda assim, Deus perdoará a todo aquele
que se arrepender.” (Muttafac alaih).
Por isso: Allah ordenou os crentes a gastarem para
poderem purificar a si mesmos da avareza, que constitui em enfermidade
psicológica que elimina a pureza do ser humano. Allah, Ta’ála, disse: “Fazei
gastos pela causa de Allah, sem permitir que as
vossas mãos contribuam para vossa destruição.”
(2:195).
E disse: “O exemplo daqueles que gastam os seus bens
pela causa de Allah é como o de um grão que produz sete espigas, que irão
produzir, cada espiga, cem grãos. Allah multiplica mais ainda a quem Lhe apraz,
porque é Munificente, Sapientíssimo.” (2:261)
E disse, mais: “Recebe de seus bens uma caridade que
os purifique e os santifique.” (9:103).
E disse, ainda: “...e fazei caridade, que isso será
preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os
bem-aventurados.” (64:16).
Se nos livramos da avareza, iremos nos elevar ao nível
dos anjos. Isso só acontece com a assiduidade nos gastos pela causa de Allah,
tendo consciência do que Allah lhe reserva. Ele não deve se alegrar quando os
seus bens são aumentados, ou se entristecer quando são diminuídos. Allah,
Ta’ála, disse: “Para que vos não desespereis, pelos (prazeres) que vos foram
omitidos, nem vos exulteis por aquilo com que vos agraciou.”
(57:23).
O Profeta (S) ensinou a sua comunidade a gastar pela
causa de Allah. Ele distribuía sem temer a pobreza. Isso foi motivo de ingresso
de muitas pessoas na luz do Islam. Anas Ibn Málik (R) afirma que, no Islam,
sempre que uma pessoa pedia algo para o Profeta (S), ele lha dava. Numa ocasião
um homem foi ter com o Profeta (S), e ele lhe deu um rebanho de cabras, grande o
bastante para encher um vale. Numa ocasião um homem foi ter com o Profeta (S), e
ele lhe deu um rebanho de ovelhas, grande o bastante para encher um vale. Quando
o homem voltou para o seu povo, satisfeito com a generosidade do Profeta (S)
disse a eles: “Ó povo meu, aceitai o Islam, porque o Mohammad concede de tal
forma que não demonstra temer a pobreza!” Mesmo quando um indivíduo aceitava o
Islam, simplesmente com o fito de ganhos terrenos, o Islam se tornava mais caro
para ele do que o mundo com tudo que nele há.
(Musslim).
Portanto, através do gasto pela causa de Allah os
sentimentos mudam, a sociedade ganha pessoas benevolentes que gostam de dar em
caridade, vinculando a sociedade. Dessa forma, o pobre não inveja o rico, os
roubos e os crimes não proliferam. A sociedade brasileiro necessita dessa luz do
Islam, a luz da caridade para que os crimes sejam eliminados e a paz e a
tranqüilidade se espalhar na sociedade. Isso só poderá ocorrer se os muçulmanos
se conscientizarem, primeiro, de sua religião e, então divulgá-lo no meio da
sociedade brasileira.
Servos de Allah:
A caridade possui muitas utilidade que refletem no
praticante:
1. Ela afsta o praticante do Inferno. Aicha (R) relatou
que o Rassulullah (S) disse: “Ó Aicha, esquiva-te do Inferno, ainda que seja
dando, em caridade, meia tâmara. Ela irá fazer no faminto não invejar o
satisfeito.”
2. O caritativo auferirá a sombra de sua caridade no Dia
da Ressurreição: “Cada pessoa estará à sombra de sua caridade até que todas as
pessoas sejam julgadas.” (Narrado por Ahmad e certificado pelo
Albáni).
3. Allah irá aumentar essa caridade. Abu Huraira (R)
relatou que o Profeta (S) disse: “Se o indivíduo der em caridade algo igual
mesmo a uma tâmara, fruto dos seus ganhos legítimos, Deus irá aceitar a caridade
como pura; Ele a aceita com Sua mão direita e a faz multiplicar para ele, assim
como um de vós cuida de um potro, até que este se torne um cavalo forte e
encorpado, feito uma montanha” (Muttafac alaih).
4. A caridade é uma das causas do aumento de riqueza.,
facilita as dificuldades que o ser humano venha a enfrentar nesta vida. Allah,
Ta’ála, disse: “Porém, àquele que dá (em caridade) e é temente a Allah, e crê
no melhor, facilitaremos o caminho do conforto.”
(92:5-7).
5. A caridade é remédio para a enfermidade. Abu Umama
(R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Tratai vossos doentes com a
caridade.”
6. A caridade apaga a cólera de Allah e os campos do
mal. Abu Umama (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Os praticantes do bem
evitam os campos do mal. A caridade apaga a cólera do Senhor. O estreitamento
dos laços familiares aumenta a vida do indivíduo.”
7. A caridade apaga os vestígios dos pecados. Moaz (R)
contou que perguntou ao Profeta (S) que lhe dissesse qual a ação que o ajudaria
a entrar no Paraíso e o manteria afastado do Inferno. O Profeta (S) respondeu:
“Estás inquirindo sobre uma questão de grande importância, Depois o Profeta (S)
acrescentou: “Acaso desejas que te indique as portas da excelência e da virtude?
O jejum é um escudo (contra as tentações), a caridade (em nome de Deus) mitiga
os pecados como a água apaga o fogo.”
Os nobres companheiros
conheciam a importância da caridade. Por isso, apressaram-se em distribuir tanto
o caro como o barato para agradarem a Allah, abençoado e exaltado
seja.
Omar (R) relatou: Foi-me dito que os atos irão se
rivalizar. A caridade dirá: “Sou a mais importante entre vocês.” Ele também
disse: “O Rassulullah (S) nos ordenou que fizéssemos caridade. Coincidiu isso eu
ter dinheiro comigo. Disse a mim mesmo que eu iria superar Abu Bakr naquele dia.
Levei a metade que eu tinha. O Rassulullah (S) me perguntou: “O que deixaste
para teus familiares?” Respondi: “O mesmo que estou dando.” Então, Abu Bakr
levou tudo que tinha. O Rassulullah (S) pergntou: “O que deixaste para os teus
familiares?” Abu Bakr respondeu: “Deixei-lhes Allah e o Rassulullah..” Ouvindo
aquilo, eu disse: “Não consigo superar-te nunca.”
O A’mach narra a respeito de Omar Ibn AL Khattab (R):
“Estava eu com ele, um dia. Ele levou vinte e dois mil moedas de prata. Não se
levantou de seu lugar até distribuí-las todas. Ele gostava distribuir açúcar.
Quando lhe foi perguntado por que o fazia, ele respondeu: “Porque gosto de
açúcar.” Allah, Ta’ála, disse: “Jamais alcançareis a virtude, até que façais
caridade com aquilo que mais apreciardes.” (3:92).
Saad Ibn Ubáda (R) costumava voltar da Mesquita do
Rassulullah (S), levando oitenta pessoas dos moradores da Suffa para
alimentá-los.”
Osman Ibn Affan (R) comprou o poço de Rumiya por
quarenta mil moedas de prata e provisionou o exército da Dificuldade com dez mil
moedas de prata.
Servos de Allah. Aproveitem esse
abençoado mês para gastarem nas obras do bem. Que Allah abençoe a todos.
Amém.
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