sábado, 16 de abril de 2011

A Virtude do Gastar e dar em Caridade

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.


Louvado seja Allah, O generoso, o Benevolente. Louvado seja Allah, o Agraciante, o Beneficente. Foi Generoso para com Suas criaturas com dádivas aparentes e ocultas, orientando-os para a prática do bem e o afastamento do ilícito. Uma das súplicas do Rassulullah (S) era o amr aos pobres e necessitados como meio para a satisfação de Allah, a obtenção do Paraíso e a salvação do Fogo do Inferno.

Caros irmãos, amados do Rassulullah (S):

O Ramadan é o mês da generosidade e da caridade. Certamente, a caridade apaga a cólera de Allah, glorificado e exaltado seja, e o Islam é a religião da união. Por isso, Allah ordenou os crentes a gastarem pela Sua causa. É certo que Allah não precisa das nossas caridades nem dos nossos bens, porque Ele é Quem nos concedeu os bens. Mas constitui em uma prova para nós, uma elevação da nossa posição e para que a sociedade se una e o rico sinta o que o pobre sente, com todos vivendo felizes. O Islam veio para eliminar a pobreza. O Profeta (S) disse: “A pobreza chega a ser incredulidade.” Por isso, Allah, Ta’ála, e o Rassulullah (S) incentivaram a prática da caridade em todas as suas formas.

Allah Ta’ála, diz: “Allah cobrará dos crentes o sacrifício de seus bens e suas pessoas, em troca do Paraíso.” (9:111).

A alma humana tende para o amor ao dinheiro. Allah, Ta’ála, disse: “E cobiçais insaciavelmente os bens terrenos!” (89:20). O Profeta (S) disse no hadice narrado por Ibn Abbás (R): “Se o filho de Adão tivesse um vale de ouro, teria desejado ter dois vales; porém (na sua morte), nada além de terra lhe encherá a boca. Ainda assim, Deus perdoará a todo aquele que se arrepender.” (Muttafac alaih).

Por isso: Allah ordenou os crentes a gastarem para poderem purificar a si mesmos da avareza, que constitui em enfermidade psicológica que elimina a pureza do ser humano. Allah, Ta’ála, disse: “Fazei gastos pela causa de Allah, sem permitir que as vossas mãos contribuam para vossa destruição.” (2:195).

E disse: “O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Allah é como o de um grão que produz sete espigas, que irão produzir, cada espiga, cem grãos. Allah multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo.” (2:261)

E disse, mais: “Recebe de seus bens uma caridade que os purifique e os santifique.” (9:103).

E disse, ainda: “...e fazei caridade, que isso será preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.” (64:16).

Se nos livramos da avareza, iremos nos elevar ao nível dos anjos. Isso só acontece com a assiduidade nos gastos pela causa de Allah, tendo consciência do que Allah lhe reserva. Ele não deve se alegrar quando os seus bens são aumentados, ou se entristecer quando são diminuídos. Allah, Ta’ála, disse: “Para que vos não desespereis, pelos (prazeres) que vos foram omitidos, nem vos exulteis por aquilo com que vos agraciou.” (57:23).

O Profeta (S) ensinou a sua comunidade a gastar pela causa de Allah. Ele distribuía sem temer a pobreza. Isso foi motivo de ingresso de muitas pessoas na luz do Islam. Anas Ibn Málik (R) afirma que, no Islam, sempre que uma pessoa pedia algo para o Profeta (S), ele lha dava. Numa ocasião um homem foi ter com o Profeta (S), e ele lhe deu um rebanho de cabras, grande o bastante para encher um vale. Numa ocasião um homem foi ter com o Profeta (S), e ele lhe deu um rebanho de ovelhas, grande o bastante para encher um vale. Quando o homem voltou para o seu povo, satisfeito com a generosidade do Profeta (S) disse a eles: “Ó povo meu, aceitai o Islam, porque o Mohammad concede de tal forma que não demonstra temer a pobreza!” Mesmo quando um indivíduo aceitava o Islam, simplesmente com o fito de ganhos terrenos, o Islam se tornava mais caro para ele do que o mundo com tudo que nele há. (Musslim).

Portanto, através do gasto pela causa de Allah os sentimentos mudam, a sociedade ganha pessoas benevolentes que gostam de dar em caridade, vinculando a sociedade. Dessa forma, o pobre não inveja o rico, os roubos e os crimes não proliferam. A sociedade brasileiro necessita dessa luz do Islam, a luz da caridade para que os crimes sejam eliminados e a paz e a tranqüilidade se espalhar na sociedade. Isso só poderá ocorrer se os muçulmanos se conscientizarem, primeiro, de sua religião e, então divulgá-lo no meio da sociedade brasileira.

Servos de Allah:

A caridade possui muitas utilidade que refletem no praticante:

1. Ela afsta o praticante do Inferno. Aicha (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Ó Aicha, esquiva-te do Inferno, ainda que seja dando, em caridade, meia tâmara. Ela irá fazer no faminto não invejar o satisfeito.”

2. O caritativo auferirá a sombra de sua caridade no Dia da Ressurreição: “Cada pessoa estará à sombra de sua caridade até que todas as pessoas sejam julgadas.” (Narrado por Ahmad e certificado pelo Albáni).

3. Allah irá aumentar essa caridade. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Se o indivíduo der em caridade algo igual mesmo a uma tâmara, fruto dos seus ganhos legítimos, Deus irá aceitar a caridade como pura; Ele a aceita com Sua mão direita e a faz multiplicar para ele, assim como um de vós cuida de um potro, até que este se torne um cavalo forte e encorpado, feito uma montanha” (Muttafac alaih).

4. A caridade é uma das causas do aumento de riqueza., facilita as dificuldades que o ser humano venha a enfrentar nesta vida. Allah, Ta’ála, disse: “Porém, àquele que dá (em caridade) e é temente a Allah, e crê no melhor, facilitaremos o caminho do conforto.” (92:5-7).

5. A caridade é remédio para a enfermidade. Abu Umama (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Tratai vossos doentes com a caridade.”

6. A caridade apaga a cólera de Allah e os campos do mal. Abu Umama (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Os praticantes do bem evitam os campos do mal. A caridade apaga a cólera do Senhor. O estreitamento dos laços familiares aumenta a vida do indivíduo.”

7. A caridade apaga os vestígios dos pecados. Moaz (R) contou que perguntou ao Profeta (S) que lhe dissesse qual a ação que o ajudaria a entrar no Paraíso e o manteria afastado do Inferno. O Profeta (S) respondeu: “Estás inquirindo sobre uma questão de grande importância, Depois o Profeta (S) acrescentou: “Acaso desejas que te indique as portas da excelência e da virtude? O jejum é um escudo (contra as tentações), a caridade (em nome de Deus) mitiga os pecados como a água apaga o fogo.”

Os nobres companheiros conheciam a importância da caridade. Por isso, apressaram-se em distribuir tanto o caro como o barato para agradarem a Allah, abençoado e exaltado seja.

Omar (R) relatou: Foi-me dito que os atos irão se rivalizar. A caridade dirá: “Sou a mais importante entre vocês.” Ele também disse: “O Rassulullah (S) nos ordenou que fizéssemos caridade. Coincidiu isso eu ter dinheiro comigo. Disse a mim mesmo que eu iria superar Abu Bakr naquele dia. Levei a metade que eu tinha. O Rassulullah (S) me perguntou: “O que deixaste para teus familiares?” Respondi: “O mesmo que estou dando.” Então, Abu Bakr levou tudo que tinha. O Rassulullah (S) pergntou: “O que deixaste para os teus familiares?” Abu Bakr respondeu: “Deixei-lhes Allah e o Rassulullah..” Ouvindo aquilo, eu disse: “Não consigo superar-te nunca.”

O A’mach narra a respeito de Omar Ibn AL Khattab (R): “Estava eu com ele, um dia. Ele levou vinte e dois mil moedas de prata. Não se levantou de seu lugar até distribuí-las todas. Ele gostava distribuir açúcar. Quando lhe foi perguntado por que o fazia, ele respondeu: “Porque gosto de açúcar.” Allah, Ta’ála, disse: “Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes.” (3:92).

Saad Ibn Ubáda (R) costumava voltar da Mesquita do Rassulullah (S), levando oitenta pessoas dos moradores da Suffa para alimentá-los.”

Osman Ibn Affan (R) comprou o poço de Rumiya por quarenta mil moedas de prata e provisionou o exército da Dificuldade com dez mil moedas de prata.

Servos de Allah. Aproveitem esse abençoado mês para gastarem nas obras do bem. Que Allah abençoe a todos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário