terça-feira, 19 de abril de 2011

O Terceiro Pão

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

 
A história conta que Jesus, filho de Maria (a paz esteja com cada um deles) estava acompanhado por um dos seus discípulos e tinham com eles três pães. Quando quiseram se alimentar, Jesus encontrou apenas dois pães. Perguntou ao seu discípulo: “Onde está o terceiro pão?” O discípulo respondeu: "Por Deus, eram apenas dois pães.”


O Profeta de Deus nada comentou. Seguiram juntos até encontrarem um cego. Jesus (a paz esteja com ele) colocou a mão sobre os olhos do cego e pediu que Deus o curasse e Deus devolveu-lhe a visão. O discípulo, admiriado, exclamou: "Glorificado seja Deus!”



Aí, Jesus perguntou ao discípulo de novo: “Por Deus que curou o cego, devolvendo-lhe a vista, onde está o terceiro pão
?” O discípulo respondeu: “Por Deus, eram apenas dois pães”.



Sem nada comentar, ambos seguiram até encontrarem um grande rio. O discípulo perguntou: “Como iremos atravessar
?” O Profeta lhe disse: "Diga o nome de Deus e me siga.” Caminharam sobre a água. O discípulo admirado, exclamou: "Glorificado seja Deus!”


Aí, Jesus perguntou ao discípulo, pela terceira vez: “Por Deus, que nos fez caminhar sobre a água, onde está o terceiro pão?” Ele respondeu: "Por Deus, eram só dois.”


Jesus não fez nenhum comentário. Quando atingiram a outra margem, o Profeta (a paz esteja com ele) juntou três montes de terra e então fez prece a Deus e foram transformados em ouro. O discípulo exclamou: "Glorificado seja Deus! De quem são esses montes de ouro?!”


Jesus, (a paz esteja com ele) respondeu: “O primeiro é seu, o segundo é meu” e ficou em silêncio um pouco. Então, o discípulo perguntou: “E o terceiro é de quem?” Jesus (a apaz esteja com ele) disse: “O terceiro é de quem comeu o terceiro pão.” O discípulo, rapidamente, disse: “Eu comi o terceiro pão.” Jesus disse: "É tudo seu” e seguiu deixando o discípulo lá, imerso na emoção do amor ao dinheiro e ao mundo.


O discípulo permaneceu ocupado com o ouro. Um pouco depois, três cavaleiros apareceram. Quando viram o ouro apearam e mataram o pobre homem. Ele morreu sem desfrutar do ouro mais do que alguns minutos!


Louvado sejas, Senhor! Quão sábio e justo és!


Depois que cada um deles ficar com a sua parte do ouro, Satanás começou a tentá-los. Um dos três aproximou-se de outro e lhe disse: “Por que não ficamos com os três montes e dividimos a terceira entre nós, ao invés de distribuí-los em três? O outro lhe disse: “Uma grande ideia!” Eles chamaram o terceiro e disseram-lhe: “Vai para a aldeia e compra comida para o almoço, antes de prosseguirmos.” Ele concordou e foi comprar a comida. No caminho, ficou falndo consigo próprio. Disse: “Por que não livrar-se deles e ganhar o dinheiro sozinho? É realmente uma excelente ideia! Então, este terceiro colocou veneno na comida para obter todo o dinheiro! Ele não sabia da trama de seus dois companheiros! E quando ele voltou receberam-no com golpes até matá-lo. Então comeram o alimento envenenado, e pouco tempo depois todos morreram.


Quando voltou o Profeta Jesus (a paz esteja com ele) encontrou os quatro corpos no chão e encontrou o ouro sozinho. Disse:


Assim o mundo faz com seus habitantes. Portanto, passem por ele e não permaneçam nele.

Um comentário:

  1. Salam Aleikon,

    Belíssima história. É ela um hadith, desculpe minha ignorância. Lembro-me de tê-la ouvida em outra situação. Gostaria de saber de onde foi retirada.
    Atenciosamente,
    Sahira

    ResponderExcluir