segunda-feira, 28 de março de 2011

Passar as mãos no rosto após uma Súplica

Apesar de haver se tornado um hábito bastante comum, passar a mão no rosto após realizar uma súplica (du’aa) não foi prescrito pelo Islam.

Há vários Ahadeeth que nos mostram a forma na qual o profeta Muhammad (SAWS) realizava suas súplicas e não há nada se prove que ele praticava tal ato.

Aqueles que dizem que se deve passar as mãos no rosto após uma súplica, se utilizam de Ahadeeth que não são Saheeh.

Quanto aos sábios que confirmam que não faz parte da Sunnah passar a mão no rosto:

1- Imam Ahmad Ibn Hanbal disse: “Não se sabe de ninguém que tenha limpado as mãos no rosto exceto Al-Hasan.” (Al-'Ilal Mutanaahiyah-al, 2 / 840, 84).

2- Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah disse: “Com relação ao Profeta (SAWS) levantar as mãos ao dizer um du'aa, existem muitos Ahadeeth Saheeh sobre isso, mas, sobre limpar o rosto com as mãos, há apenas um ou dois Ahadeeth sobre isso, e eles não podem ser considerados como provas.” (Fataawa Majmoo 'al-, 22/519).

3- 'Izz al-ibn 'Abd al-Salaam, disse: "Ninguém esfrega o rosto com as mãos depois de dizer du'aa, senão aquele que é ignorante.” (Fataawa'Izz ibn-al 'Abd al-Salaam, p. 47).

Limpar o rosto com as mãos depois de se fazer du'aa, o mais provável é que não tenha sido prescrito no Islam, porque os Ahadeeth que foram narrados referentes a esta questão são da'eef (fraco). Shaykh al-Islam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Eles não podem ser usados como prova. Se não temos certeza ou pensamos que é mais provável que determinada coisa não foi prescrita, então o melhor é não fazê-la, porque as regras islâmicas não podem ser provadas com base em meras conjecturas.”

O que eu penso sobre esfregar as mãos no rosto depois de du'aa é que não é Sunnah. Como é sabido, o Profeta (SAWS) orou por chuva durante a sua Khutbah sexta-feira e levantou as mãos, mas não é narrado que limpou o rosto com elas. Da mesma forma, em uma série de Ahadeeth foi relatado que o Profeta levantou as mãos, mas não há nenhuma prova de que ele esfregou o rosto.

Fatwa emitida por: Uthaymeen 'Ibn Fataawa' Majmoo, 14/questão no. 781

Nenhum comentário:

Postar um comentário