terça-feira, 22 de março de 2011

O Arrependimento

EM NOME DE DEUS, O CLEMENTE, O MISERICORDIOSO

O ARREPENDIMENTO


Os sábios disseram: "É obrigatório o indivíduo arrepender-se de todo pecado cometido. Se o pecado for em relação a Deus, o Altíssimo, não implicando no direito de alguma pessoa, o arrependimento possui três condições: 1) parar de cometer o pecado; 2) arrepender-se de tê-lo cometido; e 3) decidir-se a não cometê-lo novamente. Se uma das condições não for preenchida, o arrependimento não será válido. Se o pecado for em detrimento de alguma pessoa, o arrependimento terá quatro condições: as três citadas atrás, mais o libertar-se da dívida; se for em dinheiro ou coisa semelhante, deverá pagá-la. Se for uma injúria, deverá colocar-se nas mãos da pessoa injuriada ou pedir seu perdão. Se for uma calúnia, deverá desmenti-la, e deverá arrepender-se de todos os pecados. Se se arrepender de uma parte deles, o seu arrependimento será aceito pelo que ele se arrependeu, e ficará devendo o arrependimento pelo resto. Há muitos exemplos no Alcorão, na Sunnah, e no acordo ao consenso dos sábios quanto à necessidade do arrependimento.

Deus, o Altíssimo, diz:

"Ó crentes, voltai-vos todos, arrependidos, a Deus, a fim de que vos salveis!" (Alcorão Sagrado, 24:31).

E diz:

"Implorai o perdão de vosso Senhor e voltai-vos a Ele, arrependidos" (Alcorão Sagrado, 11:3).

E diz mais:

"Ó crentes, voltai, sinceramente arrependidos, a Deus" (Alcorão Sagrado, 66:8).

Abu Huraira (R.A.A.) relatou: "Ouvi o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizer: 'Por Deus, todos os dias peço perdão a Deus, e me arrependo perante Ele mais de setenta vezes'." (Bukhari)

Al Agharr Ibn Yassar al Muzanni (R.A.A.) relatou: "O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: 'Ó humanos, arrependei-vos perante Deus, e implorai o Seu perdão, pois eu me arrependo perante Ele cem vezes por dia'." (Musslim)

Anas Ibn Malik al Ansari (R.A.A.) relatou: "O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: 'Certamente Deus fica mais comprazido com o arrependimento de um servo Seu, do que um de vós ao encontrar o seu camelo, depois de o haver perdido no deserto'." (Muttafac alaih). A versão de Musslim, para o mesmo hadice, acrescenta: "Deus fica mais comprazido com o arrependimento de um servo Seu, do que um de vós que, estando num local ermo, com sua montaria, que lhe escapa, levando seu alimento e sua bebida. Ao sentar-se debaixo de uma árvore, sem nenhuma esperança de encontrá-la, a vê aparecer à sua frente. Ele agarra-a pelo cabresto e, devido a sua extrema alegria, diz: 'Ó Deus, és o meu servo e eu sou o Teu senhor'. Ele comete esse lapso devido à extrema alegria."

Abdullah Ibn Cais al Ach'ari (R.A.A.) relatou: "O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: 'Deus, o Altíssimo, estende Sua mão, à noite, para que se arrependa o malfeitor do que tenha cometido durante o dia, e estende Sua mão, de dia, para que se arrependa o malfeitor do que tenha cometido durante a noite. E, assim, até que o sol saia do seu poente'." (Musslim)

Abu Huraira (R.A.A.) relatou: "O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: 'Quanto àquele que se arrepende antes que o sol saia saia do seu poente, Deus aceitará o seu arrependimento e o perdoará'." (Musslim)

Abdullah Ibn Omar Ibn Al Khattab (R.A.A.) relatou: "O Profeta (S.A.A.S.) disse: 'O Deus, Todo-Poderoso, aceitará o arrependimento do Seu servo, enquanto não exalar o seu último suspiro'." (Tirmizi)


Ibn Abbas (R.A.A.) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: "Se um dentre os filhos de Adão tivesse um vale de ouro, teria desejado ter dois vales; porém (na sua morte), não lhe encherá a boca, nada além de terra. Ainda assim, Deus perdoará a todo aquele que se arrepender". (Muttafac alaih)

Nenhum comentário:

Postar um comentário